Local

O local de realização do I Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania foi alterado. Antes, realizar-se-ia no Auditório Murilo Aguiar. Agora, por razões de mais comodidade e, principalmente, de acessibilidade, faremos nosso encontro no Auditório Abelardo Costa Lima, do Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, localizada à Avenida Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres (Clique aqui para saber a melhor maneira de chegar). O evento terá início às 18:30hs do dia 15 de setembro de 2016, quinta-feira.


Conheça o ex-deputado estadual Abelardo Costa Lima *

Filho de Pompeu Ferreira Costa Lima Filho e de Maria Antonieta Gurgel Costa Lima, família de tradição política, social e econômica do Vale do Jaguaribe, nasceu em 12 de maio de 1917, em Aracati-CE. Dentre os 11 (onze) filhos que teve com Aldênia Monteiro Costa Lima, destacamos Abelardo Costa Lima Filho, eleito Deputado Estadual por duas legislaturas e Prefeito de Aracati em três períodos administrativos.

Advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1942, e Contador, formado pela Escola Padre Champagnat; professor primário; repórter dos jornais "Gazeta de Notícias" e "Correio do Ceará"; diretor comercial do jornal "A Razão", órgão oficial da Ação Integralista Brasileira; fundador e diretor do jornal "Gazeta do Jaguaribe", semanário político que circulou em Aracati durante vários anos; advogado em Limoeiro do Norte-CE; professor na Escola Normal Rural e no Ginásio Diocesano de Limoeiro do Norte-CE.

Com a redemocratização do País, voltou à sua terra natal, Aracati-CE, para participar da campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes, sendo ali um dos fundadores da União Democrática Nacional U.D.N., da qual foi o 1º Secretário do Diretório Municipal; Prefeito de Aracati (por três períodos administrativos: em março de 1947, tomando posse por nomeação do Desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa, Governador Constitucional do Estado). Em agosto de 1948, em virtude da renúncia do Prefeito eleito, Francisco Sabóia, tomou posse. Em outubro de 1954 foi eleito pela coligação (U.D.N.-P.S.D.), para a legislatura de 1955 a 1958; Deputado Estadual para os mandatos de 1951, 1959 e 1963; Presidente do Poder Legislativo em 1960 e 1961; Secretário do Trabalho e Ação Social (no primeiro Governo Virgílio Távora); Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios; Professor Titular da Escola de Administração da Universidade Estadual do Ceará; Membro da Associação Cearense de Imprensa e da Ordem dos Advogados do Brasil seção Ceará.

Estudioso da história do Ceará, principalmente de Aracati, publicou, entre as suas várias obras, as seguintes:

Terra Aracatiense;
Pequena Corografia do Município de Aracati.
Discursos proferidos:

Delmiro Gouveia;
Aracati e a Tragédia do Orós.

* Informações retiradas do site oficial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário